top of page

Como lavar casacos em casa

O inverno ainda nem chegou, mas outono faz um friozinho e nós já estamos pensando nos looks maravilhosos de inverno. Por isso, trouxemos um guia para você tirar os casacos do armário e prepará-los para os dias mais frios.

Já parou pra pensar que a forma como cuidados das nossas roupas, trás um vínculo de carinho com as peças e também, pode nos gerar menos gastos, consumo desnecessário e diminui a produção de lixo?


Além das instruções das etiquetas de composição (aquela cheia de símbolos de cuidados com a peça) que você deve seguir; nesta matéria trouxemos dicas valiosas para você mesma cuidar dos seus casacos que geralmente te dão insegurança na hora de lavar e secar sem danificar o material.


1. A primeira dica é sempre seguir as orientações do fabricante através da etiqueta de composição afixada na peça. Aqui na Maria Bella, também sempre deixamos nossas dicas de cuidados com a peça na própria descrição do produto no site.


2. Sabão líquido: a gente sabe que normalmente o sabão líquido costuma ser mais caro que o sabão em pó, mas eles são bem práticos e mais delicados. Alguns casacos, como o nosso Casaco Madonna de pelo fake, são mais delicados e não aconselhamos a lavagem na máquina, pelo risco de embolar ou cortar os fios. Para esses modelos a nossa orientação é sempre lavar em uma bacia com água em temperatura ambiente e sabão líquido bem diluído na água, lavando toda a peça delicadamente.


3. Se o seu casaco pode ser lavado na máquina e possui zíper ou botões, lembre-se sempre de lavar a peça com os itens fechados, para evitar que o material quebre ou estrague outras peças roupas que estão na máquina.


4. Está sem muito tempo para lavar à mão? A nossa dica são os sacos de lavanderia, custam bem baratinhos e são vendidos na internet, outra opção são saquinhos feitos de TNT, inclusive você pode reutilizar o saquinho que enviamos em todos os pedidos, desde que ele seja branco, para evitar manchas no casaco. Coloque o seu casaco dentro do saquinho e lave na máquina de lavar. Além de proteger a peça do atrito no momento da lavagem, evita que o casaco fique cheio de bolinhas, essa dica funciona em todas as peças que você não quer pelinhos ou bolinhas.


5. Dica para manter a cor do seu casaco escuro ou colorido: em todas as lavagens acrescente à água, uma colher de chá, de sal.


6. Dica para manter o seu casaco branco, sempre clarinho: acrescente uma colher de chá, de bicarbonato, com água pura.


7. Se o seu casaco for de pelúcia, ou pelos sintéticos, nunca torça ou centrifugue após a lavagem. Aperte delicadamente toda a peça retirando o excesso de água. Esses materiais são mais delicados e centrifugá-los ou torce-los, pode deixar o tecido mais mole ou até mesmo danificar a peça.

A fase de secagem do seu casaco é super importante, como já comentamos aqui, siga as instruções do fabricante atentamente.


1. Algumas máquinas possuem sistema de secagem, embora alguns fabricantes sinalizem a permissão para uso de secadoras, a nossa dica é evitar. A secagem em máquinas faz com que ao longo do tempo, a peça vá perdendo a cor e deixando o seu casaco mais delicado, isto se dá por conta do calor emitido diretamente na peça durante a secagem.


2. Dica para secar casaco e roupas em geral: a secagem natural é sempre a melhor opção. Após a lavagem e a retirada do excesso de água, coloque o seu casaco em um cabide (de preferência acolchoado) e deixe secar a sombra, na posição vertical. Além de secar, muitas vezes a peça desamassa naturalmente. Não deixe sua peça exposta ao sol, assim como a nossa pele, ele também danifica as fibras do tecido.


3. Em caso de casacos de lã ou malha, nunca deixe a peça secar na vertical, somente na horizontal , quando estendemos a roupa, normalmente um pouco da água escorre pela peça, dando um certo peso na peça, o que faz com que as fibras estiquem, esse peso pode alterar o tamanho das peças, deixando-a 1 ou 2 números maior.

Muita atenção nessa parte final!

3. Alguns casacos são proibidos de passar com o ferro, como o nosso casaco Madonna que tem os pelos soltinhos e feitos em fibras sintéticas, após a secagem, normalmente a peça vai desamassando naturalmente no cabide, mas é possível passar usar o ferro com a ajuda de uma toalha grossa, ou um lençol grosso. Estique a toalha ou o lençol em cima do casaco e passe o ferro com temperatura baixa, faça todo o processo com muita calma e nunca passe o ferro diretamente no casaco, caso não seja indicado na etiqueta.


E aí, curtiu nossas dicas? Agora é a sua vez de tratar seus casacos e suas roupas com muito carinho!


Agora, clique aqui e conheça a nossa coleção de casacos.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page