top of page

Sete documentários: moda e consumo consciente

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Repensar sobre nossos hábitos de consumo, os impactos ambientais, éticos e sociais gerados nas produções dos produtos são muito importantes para nos fazer refletir a maneira como compramos e o impacto que as nossas escolhas estão tendo no mundo.


Selecionamos uma lista de sete documentários que mostram a realidade da indústria da moda por trás das condições em que elas são produzidas ao material utilizado.


1.THE TRUE COST

(O verdadeiro custo)


Lançado em 2015, o documentário de Andrew Morgan dá detalhes da cadeia produtiva de grandes marcas e redes fast fashions. O objetivo da obra é alertar e provocar o questionamento de toda a indústria da moda, que envolve, entre outros, produtores de algodão, donos de fábricas têxteis, trabalhadores que ganham US$ 2 dólares por dia – o que equivale a menos de R$ 10 diários.


Indústria que envolve ainda ativistas que lutam pelos direitos humanos desses trabalhadores e economistas que são a favor ou contra um sistema que explora e promove a desigualdade, crueldade e destruição.


Esta é uma história sobre roupas. Sobre as roupas que vestimos, as pessoas que fazem essas roupas e sobre o impacto que a indústria está tendo no nosso mundo.


O documentário The True Cost (O Verdadeiro Custo, em tradução livre) questiona a realidade por trás do fast fashion, das roupas baratas, entendendo que em algum lugar alguém sempre acaba pagando o preço. O roteiro destaca também os números do consumo excessivo e as péssimas condições de trabalhos de muitas empresas em vários lugares do mundo.


Ative a legenda em português,*


2. UNRAVEL

(Desvendar)

Curta-metragem disponível no YouTube, Unravel aborda a indústria de reciclagem da Índia e mostra como toneladas de peças de roupas novas e seminovas descartadas por outros países do Ocidente vão parar lá. O filme dirigido por Meghna Gupta também mostra mulheres trabalhadoras das fábricas de reciclagem para onde essas peças são enviadas. A produção de apenas 13 minutos é também um convite para repensar hábitos de consumo.


3. MINIMALISM

(Minimalismo)



Pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade são entrevistadas neste documentário que aborda a questão: menos é mais?


o documentário está disponível no catálogo da Netflix.













4. ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR


No documentário brasileiro, Marcelo Gomes diretor do documentário, vai para Toritama, município de Pernambuco, atrás de suas referências da infância e mostra o cotidiano de pessoas que trabalham na capital brasileira do jeans. O documentário traz uma reflexão sobre a produção massiva do jeans e mostra o impacto da frenética produção sobre a cidade, onde os moradores não veem a hora do Carnaval chegar, para descansar após um longo período de trabalho.


Documentário disponível na Netflix

5. THE NEXT BLACK

(O próximo preto)




O documentário de David Dworsky e Victor Kohler fala do futuro das roupas. Dentro desse contexto, o filme que tem 47 minutos de duração aponta alguns exemplos de inovação que já estão sendo usados e a tecnologia wearable – dispositivos vestíveis. Por essa mesma perspectiva, outra questão que o filme aborda é a indústria fast fashion.


Ative a legenda em português.*





6. LOWSUMERISM

(Consumo consciente)

O video documental nos faz refletir sobre consumo consciente, é um projeto sem fins lucrativos ou comerciais, resultado de diversos estudos realizados pela Box1824, e da observação atenta de tudo o que acontece à nossa volta. Box1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Clique aqui para assistir.


7. BRAZIL: SLAVES TO FASHION

(Brasil: Escravos da moda)


Disponível no YouTube, o documentário mostra São Paulo como uma das cidades mais dinâmicas e populosas do mundo, capital financeira do Brasil, um ímã para migrantes econômicos de países vizinhos. E denuncia a difícil realidade de imigrantes costureiros e costureiras que buscam emprego na Capital paulista. Trabalhadores submetidos à condições de trabalho análogo à escravidão.


Ative a legenda em português.*


Se questione sempre, valorize o produtor local, com produção ética e consciente! <3


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page