Você conhece a verdadeira história do dia 8 de março?
Alguns acontecimentos importantes são relacionados a criação da data.
Uma das histórias consideradas um marco para a criação do dia da mulher, foi um incêndio que aconteceu em uma fabrica têxtil de NY, em 25 de março de 1911 , que matou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens, a maioria imigrantes judeus que trabalhavam 16 horas por dia.
No momento do incêndio as portas da fábrica estavam trancadas, alguns proprietários da época costumavam trancar os funcionários durante o expediente para conter motins e greves.
O acontecimento de NY foi um importante marco que evidenciou toda a precariedade de trabalho durante a Revolução Industrial, porém a data não surgiu por conta da tragédia, mas por décadas de luta e engajamento feminino na política.
A proposta de criação do dia Internacional da Mulher foi dada pela ativista Clara Zetkin, em 1910 em uma conferência em Copenhague, na ocasião sem estipular uma data específica, a ideia era ter um dia que acontecessem vários movimentos e manifestações para dar visibilidade as causas trabalhistas femininas, direito ao voto e muitas outras questões.
A data 08 de março surgiria somente em 1917, na Rússia, quando trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve e fizeram uma passeata contra a fome, a guerra e condições melhores de trabalho. Essa data entrou para a história como um grande feito por mulheres operárias, que a décadas já reivindicavam direitos trabalhistas e eleitorais, na Europa e nos EUA.
O dia Internacional da Mulher, não é um dia só de homenagens, mas sim uma reflexão em como a sociedade nos trata, como podemos combater a desigualdade de gênero, a violência, o silenciamento e o assédio, para construirmos uma sociedade sem desigualdades e preconceitos de gênero ! Go girls!
Compartilhe essa história com outras mulheres 💛
Comments