Já parou para pensar nos seus hábitos de consumo? Esse post não é um ataque a nenhuma marca de fast fashion, ou grandes marcas, até porque muitas de nós ainda consumimos produtos dessas marcas e nenhuma mudança acontece de repente.
Sabemos que de alguma forma o fast fashion possibilita que mais pessoas tenham acesso a roupas e a moda. Esse post é um convite à uma reflexão sobre como podemos repensar nossos hábitos de consumo e valorizar pequenas marcas nacionais.
Esse post é sobre muitas marcas nacionais que produzem de forma ética, com propósito, consciente, com qualidade, muito cuidado e amor. Já parou para pensar, que muitas vezes compramos um produto de marcas de fast fashion e sites chineses, quando podemos encontrar produtos similares ou mais exclusivos em marcas nacionais, pagando só mais um pouquinho? Valorizar o comércio local é super importante para nossa economia.
O que é fast fashion? Basicamente, é um modelo de negócios em que os produtos são fabricados, consumidos e descartados constantemente e com muita rapidez.
E Porque roupas de marcas pequenas são caras?
Na verdade, não são caras. Ao longo dos anos, a indústria fast fashion nos condicionou a pensar que uma peça de roupa deve custar bem barato.
As grandes marcas de fast fashion, oferecem produtos a esses valores porque:
• Produzem com matéria prima de baixa qualidade.
• Trabalham com fábricas que pagam salários baixíssimos aos seus funcionários e muitas vezes, tem um sistema de trabalho análogo a escravidão.
• Seguem um modelo de negócio baseado na produção em massa. As peças são produzidas, consumidas e descartadas rapidamente para atender às tendências e demandas do mercado.
Por outro lado, marcas pequenas que produzem em menor quantidade:
• Se arriscam financeiramente ao criar uma marca de moda, com práticas responsáveis desde a criação e confecção da peça.
• Buscam desenvolver peças com qualidade e duráveis. Tecidos, aviamentos, costura, peças pilotos, testes, tudo importa, pra que seja entregue a você um produto incrível e cheio de amor.
• Algumas marcas pequenas, como nós da Maria Bella, produzem em confecção local e familiar de forma consciente, artesanalmente, sob demanda, evitando desperdícios e cuidando de cada detalhe com todo carinho.
Tornando a economia mais justa e valorizando marcas nacionais.
Tempo, energia, qualidade e propósito entram em cada nova peça desenvolvida.
E no final, quando pensamos em todo o processo da peça e propósito da marca, o preço final nem é tão caro assim, né?
Desde o início da Maria Bella, nos preocupamos sempre em criar peças versáteis, criativas e com muita qualidade, pra que você use muito! Você sabia que o seu pedido é produzido especialmente para você? Trabalhamos com estoque sob demanda, diminuindo os desperdícios, possibilitando que os nossos modelos estejam disponíveis no site por um prazo maior e com mais variedade de tamanhos.
Para nós, valorizar o fornecedor local, marcas de tecidos nacionais, trabalho artesanal e confecção consciente é super importante! ❤
Qual a sua opinião?
Você tem refletido sobre o assunto?
Comente aqui. <3
Comments